Cartórios de Protesto lançam a Plataforma Resolve para a quitação de dívidas on-line
Sistema interliga todos os cartórios do país por meio da CENPROT
Campo Grande, MS – maio de 2024. Os Cartórios de Protesto de todo o Brasil se reuniram para criar um sistema que associa tecnologia e simplicidade na quitação de protestos: a Resolve, uma plataforma web desenvolvida especialmente para que pessoas físicas e jurídicas resolvam pendências de protestos de forma 100% on-line e com total segurança.
O sistema é de fácil utilização. Na página inicial, o usuário pode entrar com dados de CPF ou CNPJ e seguir nos passos seguintes, com a informação de e-mail e número de celular, para receber o código de acesso ao sistema. Uma vez feito o login, é realizada a consulta de protestos com a possibilidade de quitação pela própria plataforma, que pode ser feita via pix, boleto e cartão de crédito – neste último com a opção de parcelamento da dívida.
Caso o pagamento seja feito via pix ou cartão de crédito, o protesto é retirado em até um dia útil junto ao cartório. Já no caso de boleto, são considerados dois dias úteis após a efetivação do pagamento. A agilidade no processamento de informações de pagamento é em razão da interligação de todos os cartórios do país, permitindo a consulta e cancelamentos de protesto para pessoas e empresas.
No caso de títulos protestados que ainda não foram quitados, o usuário deve realizar a consulta em https://www.pesquisaprotesto.com.br. Em breve ambos os sistemas ainda devem ser integrados, para que as consultas sejam realizadas de forma simultânea dentro da plataforma Resolve.
Resolve – A iniciativa é da CENPROT do IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil), ou seja, da Central Nacional de Serviços Eletrônicos Compartilhados – tecnologia que permite que a Resolve faça as consultas e cancelamentos de protesto para pessoas e empresas.
“É, sem dúvida, um grande avanço, principalmente, para o usuário protestado. Com acesso seguro e facilitado, a Resolve consegue oferecer a oportunidade de quitação de protestos de forma muito eficiente e ágil. Essa possibilidade de resolução financeira pela internet, em poucos cliques, até mesmo do celular, é um progresso substancial para que o usuário mantenha seu crédito sem restrições”, destacou o presidente do IEPTB/MS, Sergio Caro.
De acordo com o presidente do IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil), André Gomes Netto, a plataforma é resultado de um trabalho que durou seis anos e esteve focado na aceleração tecnológica dos Tabelionatos do país. “A tecnologia mostra-se como um grande diferencial para melhor prestação dos nossos serviços”, afirmou. “A ideia é que o protesto não seja um problema para pessoas físicas e jurídicas deste país, mas que seja a solução”, completou Netto, fazendo referência a uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo brasileiro, que é a de ter seu nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito. A Resolve permite o acesso aos dados de protesto em tempo real, oferecendo a oportunidade de solução on-line, segura e eficaz na quitação.
A Resolve já está no ar no endereço: https://resolve.cenprot.org.br/. Dúvidas sobre a utilização da plataforma podem ser consultadas em https://resolve.cenprot.org.br/app/faq/paymentsou ou pelo e-mail: consultaprotesto@cartoriosdeprotesto.org.br.
Últimas Notícias
Fique por dentro das nossas notícias e novidades.
Adicionar comentário