PROTESTO MS

CNN Brasil: STF julgará legalidade de cobrança de IR em doações que antecipam herança

Caso será tratado com repercussão geral; ainda não há data marcada para o julgamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se é constitucional a cobrança de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) sobre o ganho de capital decorrente de doações realizadas em vida como forma de antecipação da herança.

O caso será analisado com repercussão geral, ou seja, a decisão valerá para todos os processos semelhantes em trâmite no país. O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, afirmou que o tema possui “inegável relevância jurídica, econômica e social”.

O processo começa a ser analisado após um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) considerar inconstitucional a cobrança de IRPF sobre imóveis doados por um pai à filha com valor de mercado superior ao declarado originalmente.

Na prática, a Corte vai decidir se a doação, ainda que com valorização do bem, configura aquisição de renda ou disponibilidade econômica (aumento patrimonial), casos em que a tributação seria permitida.

A União afirma que não se tributa a doação em si, mas o ganho de capital obtido na valorização do imóvel, diferença entre o valor de aquisição do bem pelo doador e o valor pelo qual ele é transferido ao herdeiro.

Ainda não há data marcada para o julgamento.

Fonte: CNN Brasil


    Adicionar comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Últimas Notícias

wrapkit

O Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil - secção Mato Grosso do Sul (IEPTB-MS) é a entidade que congrega, desde 2003, os Tabeliães de Protesto de Mato Grosso do Sul.

Av. Afonso Pena 4785 - Santa Fé - Campo Grande - MS

08h às 11h30 / 13h às 17h
67 3326 3712