“O objetivo é prestar um atendimento humanizado, rápido, eficaz e eficiente para a população de Amambai”
Há 8 meses à frente do Tabelionato, a tabeliã de notas e protesto Pricila Gugik detalha melhorias implantadas na unidade
Amambai está localizada na parte sudoeste de Mato Grosso do Sul, na microrregião de Dourados, próxima à fronteira com o Paraguai e a 359 km de Campo Grande. Os quase 40 mil habitantes da cidade contam com os serviços extrajudiciais do Serviço Notarial e Tabelionato de Protesto de Títulos, que está sob a delegação da tabeliã Pricila Gregolin Gugik.
Natural de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, Pricila foi procuradora municipal concursada no município por quase 10 anos. Decidida a mudar de carreira, iniciou os estudos com foco em vagas da área extrajudicial. Sua primeira experiência em cartórios foi em Chopinzinho, próxima à sua cidade natal, onde permaneceu por seis meses, antes de assumir o Tabelionato em Amambai.
“Assumi o último concurso no dia primeiro de novembro do ano passado. São oito meses aqui no estado. Tive uma receptividade muito grande do povo sul-mato-grossense, especificamente, aqui de Amambai. O pessoal é muito acolhedor, muito receptivo e faz com que eu e minha família nos sintamos em casa. Estou muito feliz por estar aqui e poder prestar esse serviço para a população de Amambai”, destaca Pricila.
O Tabelionato tem 10 funcionários, que atendem demandas provenientes da área de notas e de protesto. Pricila conta que desde que assumiu buscou concentrar as demandas de protesto no whatsApp e telefone, para que as pessoas não precisem se deslocar até o cartório, visando à comodidade e facilidade dos usuários. “Até eu assumir, as pessoas tinham que vir ao cartório pagar as custas, responder às intimações. Então, a primeira providência que tomei, no dia que assumi, foi implementar a sistemática dos boletos para facilitar. Hoje, as pessoas pagam por boleto ou pix, porque eu entendo a necessidade de o protesto ser dinâmico”, explica a tabeliã.
Uma das missões na gestão é justamente a busca da qualidade técnica e agilidade nos processos. “Para que os credores sintam essa diferença quando mandam os seus títulos a protesto e as pessoas também enxerguem a atividade como mais uma oportunidade de acertar aquela pendência antes de, eventualmente, seu nome ser protestado”, justifica. O tratamento humanizado e a prestação de serviço de qualidade são alicerces na gestão da tabeliã, que fundamentaram, por exemplo, a decisão de trocar o envio de protestos por correspondência no município de Coronel Sapucaia, também atendida pelo Tabelionato. “Demorava muito e era ineficiente. Então contratamos um intimador, que tem como prioridade tentar encontrar as pessoas para que elas saibam do débito e possam acertar essa pendência”, frisa.
Sobre os desafios na gestão de uma serventia extrajudicial de protestos, Pricila lista como o maior deles “mostrar a sua eficiência, mostrar que pode ser importante tanto para o empresário quanto para o Poder Público na recuperação desses créditos. Até para as pessoas mesmo, por ser uma via de mão dupla, tanto para o credor que vai recuperar o crédito quanto para o devedor também, de ver na intimação uma oportunidade de quitar essa pendência”, diz.
“Vejo o cartório como um facilitador e essa é a mensagem que precisamos transmitir para as pessoas. Porque numa comparação da eficiência entre o protesto e a cobrança de dívidas no Judiciário, por exemplo, os nossos resultados são muito melhores”, afirma a tabeliã, que diz acreditar que uma “iniciativa muito boa seria se a atividade extrajudicial assumir cada vez mais atribuições”, defende. “Mostrar a nossa eficiência. Esse é o grande desafio dos próximos anos e as pessoas os resultados positivos da atuação dos cartórios”.
“Desde que assumi a serventia em Amambai, o objetivo é trazer qualidade técnica para o serviço, não só de protesto, quanto ao de notas, com um atendimento humanizado, rápido, eficaz e eficiente para a população de Amambai. Estamos conseguindo implementar nesse curto espaço de tempo toda essa nova dinâmica, essa cara nova que foi trazida para cartório, onde a prioridade realmente é servir, é atender as pessoas com cordialidade, resolvendo os problemas delas. Estamos aqui à disposição das pessoas, dos usuários, dos credores, dos devedores, para que a possamos prestar um serviço cada vez melhor e eficiente para a população”, finalizou a tabeliã.
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