Protesto de Títulos: uma ferramenta essencial para a saúde financeira das Pequenas Empresas

Cartórios de Protesto MS possui convênio para facilitar envio de títulos a protesto
O estado de Mato Grosso do Sul registrou a abertura de cerca de 19.308 mil empresas no segundo quadrimestre de 2024. Os dados constam no Mapa de Empresas do Ministério do Empreendedorismo e apontam que, de outro lado, pouco mais de 10 mil empresas foram fechadas no mesmo período, resultando em um saldo de 8.724 CNPJ em funcionamento.
Muitas dessas empresas fecham em razão dos altos índices de inadimplência na carteira de clientes. “O atraso no pagamento de obrigações financeiras por parte de clientes pode gerar impactos significativos nas finanças da empresa. A ausência dos valores esperados compromete o fluxo de caixa, dificulta o planejamento financeiro e pode até colocar em risco a continuidade das operações”, esclarece o presidente do Cartórios de Protesto MS e tabelião, Julian Gonçalves.
Para manter um fluxo de caixa saudável e afastar a inadimplência por parte de clientes, o protesto de títulos constitui-se como uma via prática e acessível, auxiliando empreendedores na proteção dos seus direitos e recuperação de valores devidos de forma rápida e eficiente.
“O protesto de títulos é uma medida legal que oficializa a inadimplência de um devedor. Ele serve como um meio eficiente de cobrança, oferecendo benefícios importantes para as pequenas empresas”, destaca Gonçalves. Dentre as vantagens do protesto de títulos destacadas pelo tabelião estão a recuperação rápida de valores, o baixo custo, a credibilidade e a segurança jurídica.
Uma vez notificado do protesto, o devedor deve buscar um cartório de protesto para quitação dos débitos e das custas cartorárias, sob o risco de ter seu nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito. “Quando comparado aos processos na justiça, o protesto demonstra ser mais acessível e com prazos reduzidos, ideal para empresas com recursos limitados. Ao utilizar o protesto, entende-se que a empresa está em conformidade com a legislação e preza por uma via de cobrança de forma transparente”, salienta o presidente do Cartórios de Protestos MS.
Acessibilidade e modernização – Com o aperfeiçoamento de ferramentas e sistemas digitais, o protesto de títulos passa ser mais acessível. O Cartórios de Protesto de MS disponibiliza para os seus clientes o acesso à Central de Remessa de Arquivo (CRA), um sistema que permite ao credor o controle dos títulos enviados a protesto. A plataforma agiliza a cobrança de dívidas, pois dispensa o deslocamento até o cartório e ainda permite que os títulos sejam enviados em lote. Por meio da ferramenta, é possível ainda efetivar o cancelamento eletrônico e fazer toda a gestão eletrônica dos títulos.
“Com a possibilidade de realizar protestos eletrônicos, pequenos empresários podem iniciar o processo de onde estiverem, de forma ágil e descomplicada. Essa modernização reduz burocracias e amplia o alcance da ferramenta”, conclui Julian Gonçalves.
Convênio CRA
Vantagens
– Abrange todos os estados do Brasil;
– Dispensa de pagamento das custas cartorárias;
– Controle diário da posição dos títulos pelo apresentante;
– Sem mensalidade ou tarifa de adesão, somente valor único por título enviado;
– Recebimento dos títulos pagos diretamente em conta-corrente, até 2 dias úteis após o pagamento em cartório.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail convenios@protestoms.org.br ou WhatsApp: (67) 9 9801-9965.
Últimas Notícias
Fique por dentro das nossas notícias e novidades.
Adicionar comentário