PROTESTO MS

“Protesto é a melhor forma de recuperação de crédito”

Joanna D’Arc fala sobre trajetória como Tabeliã do 1º Ofício de Protesto de Campo Grande

Natural de Cafelândia, no estado de São Paulo, Joanna D’Arc de Paula é tabeliã no 1º Ofí­cio de Protestos de Títulos da Comarca de Campo Grande há 39 anos. Prestes a completar quatro décadas de atividades no tabelionato, Joanna D’Arc recebeu a equipe Cartórios de Protesto MS, para contar sua história.

A Tabeliã relata que fez o concurso para o tabelionato no ano de 1983, tendo sido convocada dois anos depois. “No dia 05/08/1985, foi quando as atividades do tabelionato começavam a oficializar. E de lá para cá, tive promoção e hoje eu estou aqui”, diz: criada em Araçatuba, veio para Campo Grande em 1980. “Foi muito difícil a minha caminhada, porque não conseguia trabalho; em alguns lugares, porque era casada, em outros porque era negra, e foi só através de concurso”, relata.

O tabelionato está localizado no centro de Campo Grande, na Rua Sete de setembro, 1014, entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa. Ele conta com cerca de 20 funcionários, e com ampla segurança, pois já tivemos dois assaltos e hoje contamos com segurança armada, porta giratória e o local é todo blindado. “Nós fizemos tudo para dar um respaldo para as pessoas que vêm
no balcão e também para os funcionários que têm que ter segurança para trabalhar”.

Joanna D’Arc destaca alguns desafios à frente do tabelionato, como as adequações às mudanças na lei e incompreensão por parte dos usuários sobre o funcionamento do serviço. “Há muitas mudanças na lei e situações difíceis no dia a dia mas, mesmo assim, vamos nos estruturando e adequando o tabelionato”, diz. “Contamos com um banco de dados imenso sobre cancelamentos de protesto que já contem a anuência do credor, mas o devedor não vem pagar os emolumentos. Porque, a maioria dos devedores não querem admitir que além de pagar o credor, tem que pagar também os emolumentos do tabelionato” esclarece a tabeliã.

No que diz respeito à tecnologia, a delegatária destaca que o atendimento virtual, muitas vezes, sobressai em quantidade ao presencial. Por isso, há um funcionário destacado apenas para atendimento ao WhatsApp. Contudo, muitas pessoas ainda vão ao cartório, em razão do receio de golpes virtuais, conforme explica Joanna D’Arc. Então, elas vêm ao local, pessoalmente, para saber se aquilo é verídico ou não. “E é assim que nós trabalhamos, investimos muito em tecnologia e contamos com bom retorno, que nos ajuda e ajuda também as pessoas que necessitam do trabalho do tabelionato.”

No atendimento presencial, Joanna D’Arc orienta seus funcionários sobre como proceder na informação aos usuários. “A maioria das pessoas que chegam ao balcão, já estão devendo, e às vezes, chegam alteradas, nervosas e acham que nós somos culpados por sua dívida. Dessa forma, eu sempre oriento os funcionários, para ter calma, e explicar da melhor forma possível, e mesmo se a pessoa estiver gritando, manter o atendimento, em um tom bem mais baixo que o dela, para que ela, se contenha e entenda”, esclarece a tabeliã.

Com relação ao convênio ofertado pelos Cartórios de Protesto MS, para facilitar o envio de títulos, a tabeliã destaca os benefícios, como a possibilidade de enviar um título a protesto com até um ano de vencido, de forma gratuita. “É muito importante trazer aqui (o título) e a recuperação é rápida, e da melhor maneira possível. O título sendo quitado, em um dia útil, o valor já está disponível ao credor, ou apresentante. É muito importante que as empresas façam convênio com a CRA, para que tenham um bom retorno”, frisa.


Por fim, Joanna D’Arc deixa sua mensagem sobre a importância dos Tabelionatos de Protesto:

“A mensagem que gostaria de deixar é que às vezes as pessoas têm um preconceito referente ao Tabelionato de Protesto e acham que todos os títulos que vêm são colocados em edital, mas não é isso, só vão para edital os títulos que não conseguimos notificar o devedor. Quando a pessoa recebe a notificação, ela tem três dias úteis para pagamento e pode vir ao tabelionato pessoalmente ou entrar em contato pelo nosso telefone, ou Whatsapp”, explica Joanna D’Arc. “O título é colocado no tabelionato e se é protestado, depois para fazer o cancelamento desse protesto, o título é pago ao credor, que fornece ao devedor o título que foi protestado, ou carta de anuência com firma reconhecida, e o devedor paga os emolumentos ao tabelionato, que no prazo de três dias cancela esse protesto e envia aos órgãos competentes, para cancelamento no seu banco de dados”.

“O título estando protestado, ainda tem os devedores que quitam sua dívida com o credor e não vêm ao tabelionato pagar os emolumentos. Portanto, neste sentido, estamos fazendo uma mudança para melhor; que é passar essas notificações das pessoas que já têm a carta de anuência do credor e não vêm fazer a quitação. A pessoa pode entrar no nosso site, emitir boleto para pagar e conferir se realmente o nome dela não constará mais protesto. Também contamos com várias formas para facilitar para o devedor quitar sua dívida. Recebemos em dinheiro, por meio de TED, DOC, PIX, com cartão de débito, crédito, que pode ser parcelado, o pagamento em até 10 parcelas”, pontua.

“Hoje, contamos com várias formas de pagamento para facilitar que os nossos usuários inadimplentes quitem suas dívidas e estejam aptos a efetuar qualquer compra, em qualquer estabelecimento novamente. Para o credor, o Tabelionato de Protesto é o caminho mais rápido e gratuito para recuperação de crédito. O protesto de títulos é uma alternativa rápida e eficaz que pode ajudar na recuperação da economia do país”, finaliza.

O 1º Tabelionato de Protesto de Títulos de Campo Grande fica localizado na Rua Sete de Setembro 1014, Centro de Campo Grande (MS). O telefone e WhastApp do tabelionato é o (67) 3382-7598.


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