5 dicas para criar um planejamento financeiro em 2025

O início do ano é tradicionalmente um período em que planejamentos pessoais e empresariais ganham destaque. Essa época é escolhida por simbolizar renovação e novos começos, momento ideal para avaliar metas, estabelecer prioridades e ajustar rotas que não funcionaram no ano anterior. Quando realizado no início do ano, o planejamento financeiro permite antecipar gastos, analisar investimentos e garantir maior segurança para enfrentar imprevistos ou aproveitar oportunidades ao longo dos próximos meses.
O período também é marcado por um aumento significativo de despesas, especialmente com obrigações tributárias como IPVA e IPTU, e custos associados ao início do ano letivo, incluindo a aquisição de livros e materiais escolares para famílias com crianças e adolescentes. Além disso, há despesas recorrentes como aluguel, luz, água e internet, e a renovação de seguros e planos de saúde.
Apesar do acúmulo de despesas no começo do ano, os brasileiros demonstram otimismo em relação a 2025. Segundo levantamento da Febraban, 75% dos entrevistados acreditam que a vida pessoal e familiar irá melhorar neste ano. Em relação a 2024, 80% avaliaram que sua vida pessoal e familiar ou melhorou (46%) ou permaneceu igual (34%). Os dados são da pesquisa RADAR Febraban, conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil pessoas de todas as regiões do país.
Para Julian Gonçalves, presidente do Cartórios de Protesto MS, o período de fim de ano é uma oportunidade para organização financeira, especialmente com a receita extra do 13º salário e das férias. “Para quem tem dificuldade em planejar as finanças, é essencial traçar objetivos claros para os próximos 12 meses. Esses objetivos podem incluir realizar uma viagem, comprar um imóvel ou quitar dívidas para recuperar acesso ao crédito no mercado. Um planejamento financeiro bem definido é fundamental para alcançar essas metas”, enfatiza.
Gonçalves também destaca a importância de manter a saúde financeira em dia, especialmente quanto à quitação de compromissos financeiros. “O descumprimento de uma obrigação com o credor pode resultar em protesto, o que, se não resolvido, pode levar à negativação do CPF ou CNPJ. Isso traz sérios prejuízos, como a dificuldade em obter crédito no mercado”, alerta.
Confira 5 dicas de planejamento financeiro para 2025:
1) Levante todas as suas dívidas: faça um diagnóstico completo das suas pendências financeiras. Liste o valor devido, taxas de juros e prazos de pagamento para cada dívida. Priorize o pagamento daquelas com juros mais altos. Para consultar dívidas protestadas, consulte: www.pesquisaprotesto.com.br.
2) Defina metas financeiras claras: estabeleça objetivos específicos para 2025, como poupar para um projeto, sair do vermelho ou começar a investir. Certifique-se de que suas metas sejam realistas e acompanhem sua capacidade financeira.
3) Elabore um orçamento mensal: organize suas finanças listando suas receitas e despesas. Categorize os gastos em essenciais, supérfluos e dívidas. Negocie pendências com facilidades na quitação, como as dívidas provenientes da conta de luz e de Certidões de Dívida Ativa protestadas, que podem ser parcelas em 12 vezes no cartão de crédito.
4) Adote o hábito de poupar e investir: reserve uma porcentagem fixa do seu rendimento todo mês, mesmo que pequena. Considere opções de investimento de acordo com seu perfil, como renda fixa, fundos ou ações, para fazer o dinheiro render mais.
5) Comece agora, pois a chave do sucesso financeiro é a consistência: adote pequenas ações no dia a dia, como anotar gastos, reduzir despesas desnecessárias e poupar uma parte do que ganha. É melhor poupar pouco todos os meses do que não poupar nada. Lembre-se de revisar suas metas regularmente e ajustar sua estratégia conforme necessário. Com disciplina e persistência, os resultados virão ao longo de 2025.
Fonte: Assessoria de Comunicação IEPTB/MS
Últimas Notícias
Fique por dentro das nossas notícias e novidades.
Adicionar comentário