PROTESTO MS

“O Cartório de Notas e Protesto está de braços abertos para melhor servir à população de Terenos”

Tabelião Julian Gonçalves detalha sua trajetória em seus nove anos à frente da serventia

A 30 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Terenos conta com duas unidades cartorárias. Uma delas é o Cartório de Protesto de Títulos. À frente do Tabelionato está o tabelião Julian Gonçalves, natural de Minas Gerais, onde se formou, em 2009, no curso de Direito em Juiz de Fora. No ano seguinte, iniciou a prática da advocacia, mesmo ano que começou a se dedicar aos estudos para a atividade extrajudicial. “Minha primeira aprovação na área foi em 2012, na cidade de Itanhomi-MG. Por lá permaneci até outubro de 2015, data em que assumi a Serventia Notarial e Tabelionato de Protestos da Comarca de Terenos/MS. Estou há quase nove anos à frente desta serventia”, conta o tabelião.

Na condução do Tabelionato, a rotina diária consiste em alinhar os serviços já agendados e em andamento para conclusão, passando pela organização dos documentos e arquivos. “Durante o dia, fazemos os atendimentos novos que chegam ao balcão e concluímos os documentos já em andamento, priorizando a eficácia e a cordialidade”, destaca. “Ao final do expediente, atualizamos todos os nossos índices, arquivos e sistemas e dirimimos as dúvidas que porventura surjam em nossos colaboradores”, complementa. A média de atendimento diário é em torno de 70 clientes. A serventia conta com cinco colaboradores atualmente.

Sobre os desafios da prática cartorária, Gonçalves aponta a “constante atualização das leis e normas jurídicas, aliada à necessidade de aprimoramento de estudos e aperfeiçoamento das técnicas de conferência e confecção dos atos notariais”. Outro desafio diz respeito às características fronteiriças do estado, que faz divisa com dois países, Bolívia e Paraguai. “Em virtude da nossa proximidade com fronteiras internacionais, infelizmente nos deparamos com falsários e estelionatários, portanto, é imprescindível a atualização de técnicas de conferência de autenticidade e veracidade de documentos de identificação e demais documentos apresentados pelas partes”, detalha.

Outra particularidade do Tabelionato, mas relacionada à sua localização no interior do estado, é servir como um ponto de referência na população para esclarecimento de dúvidas. “Funcionamos também como órgão de auxílio para as dúvidas e esclarecimentos de questões jurídicas e extrajudiciais dos usuários de nossos serviços”. O Cartório de Terenos foi fundado em 1930, o que contribui para sua função de assessoramento da comunidade. Segundo dados do Censo 2022, a cidade conta com uma população de cerca de 17.652 mil pessoas, composta por algumas colônias como Colônia Cascavel, Colônia Nova e Pedro Celestino.

“O Cartório é respeitado pela população de Terenos, pois o associam a um local em que as dúvidas são solucionadas, os atos requeridos são realizados com certeza, competência, estudo e agilidade e o atendimento é prestado de forma cordial e com segurança”, frisa Gonçalves, que deixa um recado à população terenense. “O Cartório de Notas e Protesto está de braços abertos para melhor servir à população de Terenos”. Para garantir a excelência no atendimento, o tabelião afirma manter um quadro de colaboradores compatível com o movimento da serventia. “Promovemos a atualização e aprimoramento dos nossos colaboradores nos atos notariais a serem praticados, além de prestarmos nossos serviços em um prédio funcional, com acessibilidade, climatizado e localizado no centro da cidade”, finaliza.


    Adicionar comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Últimas Notícias

wrapkit

O Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil - secção Mato Grosso do Sul (IEPTB-MS) é a entidade que congrega, desde 2003, os Tabeliães de Protesto de Mato Grosso do Sul.

Av. Afonso Pena 4785 - Santa Fé - Campo Grande - MS

08h às 11h30 / 13h às 17h
67 3326 3712