Alerta: Cartórios sob ataque de criminosos que se passam por funcionários de banco
O IEPTB emitiu um alerta urgente sobre uma nova onda de ataques cibernéticos que visam cartórios em todo o país. Criminosos, disfarçados de funcionários de banco, estão entrando em contato com colaboradores de cartórios solicitando acesso remoto aos seus computadores sob o pretexto de “atualizar softwares de segurança”.
Uma vez que o acesso remoto é concedido, os invasores direcionam as vítimas para sites fraudulentos que imitam sites legítimos de bancos. Esses sites falsos, com URLs falsas, induzem os usuários a baixarem softwares maliciosos que podem roubar informações confidenciais, como senhas bancárias, senhas de acesso a sites governamentais (gov.br), CENPROT e serviços de e-mail.
O alerta destaca que esses softwares maliciosos também podem se espalhar pela rede, infectando outros computadores e criptografando arquivos, o que pode resultar em sequestro de dados e extorsão de dinheiro para a sua recuperação.
O IEPTB enfatiza a importância da cautela, recomendando que os cartórios nunca forneçam acesso remoto a desconhecidos, utilizem antivírus atualizado, evitem clicar em links suspeitos e nunca compartilhem documentos com supostos prestadores de serviços que não foram contatados diretamente.
Últimas Notícias
Fique por dentro das nossas notícias e novidades.
Adicionar comentário