Movimento contra o feminicídio #TodosPorElas mobiliza Mato Grosso do Sul e recebe apoio da ANOREG/MS
O movimento busca conscientizar e engajar a população na erradicação da violência contra a mulher
Idealizada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), o movimento #TodosPorElas é uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar e engajar a população na erradicação da violência contra a mulher. A ANOREG/MS é uma das instituições parceiras dessa importante campanha.
“A campanha foi motivada pela urgente necessidade de enfrentar e erradicar o feminicídio, o ápice da violência de gênero. A decisão de promover uma ação abrangente surgiu da percepção de que combater o feminicídio requer uma mudança cultural significativa, ampla conscientização sobre suas causas e consequências e um engajamento coletivo”, afirmou a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ/MS e principal idealizadora do movimento.
O movimento conta com o apoio conjunto dos Três Poderes do Estado: o Poder Judiciário, representado pelo TJ/MS; o Poder Executivo, por meio do Governo do Estado; e o Poder Legislativo, com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Feminicídio: um desafio urgente
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) indicam que, em 2023, 1.463 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil. Esse número representa uma taxa de 1,4 mulheres mortas para cada 100 mil habitantes, um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior. Trata-se do maior índice registrado desde a criação da Lei nº 13.104/2015, que tipifica o feminicídio como crime.
Segundo a desembargadora Jaceguara, o feminicídio “reflete as desigualdades socioculturais e as diversas violências a que as mulheres são submetidas historicamente, perpetuadas pela construção sociocultural brasileira”.
Apoio interinstitucional e dos cartórios
A luta contra o feminicídio em Mato Grosso do Sul ganhou destaque na última edição da Revista Direito Notarial e Registral, com uma reportagem de capa dedicada ao movimento #TodosPorElas. Além de apresentar depoimentos de diversas autoridades, como o governador Eduardo Riedel, a primeira-dama do estado, Mônica Riedel, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, a reportagem destaca o papel da Anoreg/MS na adesão ao movimento.
“A ANOREG/MS reafirma seu compromisso com o combate à violência contra a mulher, utilizando o alcance dos cartórios para conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre essa causa tão urgente”, ressaltou Leandro Corrêa, presidente da entidade.
A campanha também conta com uma ação criativa da ANOREG/MS: a produção de selos adesivos com a identidade visual do movimento, que serão distribuídos aos cartórios associados. Esses selos serão utilizados em documentos, correspondências e outros materiais, reforçando a mensagem de engajamento contra o feminicídio. “Queremos que nossa posição fique visível e que mais pessoas sejam tocadas pela importância dessa causa”, completou Corrêa.
Fonte: ANOREG/BR
Últimas Notícias
Fique por dentro das nossas notícias e novidades.
Adicionar comentário