NOME “SUJO”. Cartórios de Mato Grosso já podem negociar pela internet dívidas protestadas
Nos últimos cinco anos Mato Grosso registrou mais de 155 mil dívidas pendentes de pagamento nos Cartórios de Protesto do Estado.
A partir de agora, tanto estas dívidas quanto as anteriores podem ser negociadas entre credores e devedores e, em caso de acordo, suspenderá a restrição aos CPFs e CNPJs protestados.
A novidade permite ainda que a negociação aconteça antes do nome ficar “sujo” no cartório, durante o processo ou até mesmo depois do Protesto e vai contribuir para a diminuição das demandas que chegam ao Poder Judiciário.
Para a negociação de dívidas, o credor poderá oferecer, de forma online, a proposta de solução negocial ao devedor, que será notificado pelo Cartório de Protesto, inclusive de maneira eletrônica, ou seja, por e-mail, SMS, ou WhatsApp, e terá 30 dias para responder à proposta.
Caso seja positiva, o devedor já protestado ficará com o nome limpo logo após o pagamento.
Todo o procedimento poderá transcorrer na internet pela plataforma eletrônica dos Cartórios de Protesto de Mato Grosso.
Segundo a presidente da Anoreg, Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso, Velenice Dias de Almeida, permitir que as pessoas regularizem suas dívidas nos cartórios de protesto é uma alternativa para reduzir a inadimplência e diminuir o custo do crédito no Brasil, melhorando o ambiente de negócios e promovendo a inclusão financeira.
Fonte: Sapicua
Últimas Notícias
Fique por dentro das nossas notícias e novidades.
Adicionar comentário