“Temos o desafio de implantar tecnologia e também mostrar o nosso trabalho para a sociedade”
A tabeliã Alinne Cardoso da Silva está à frente do 3º Cartório de Protestos de Campo Grande
Campo Grande, MS – Localizado na esquina das ruas Pedro Celestino e Sete de Setembro, uma via movimentada da cidade, encontra-se o 3º Cartório de Protestos de Campo Grande, administrado, desde outubro de 2023 pela tabeliã Alinne Cardoso da Silva. Apesar dos poucos meses à frente do Tabelionato, foi tempo suficiente para implementar melhorias, principalmente na área de tecnologia.
“Já são sete meses que estamos trabalhando, fazendo uma nova gestão aqui no cartório e já fizemos várias mudanças”, destacou. “Assim que assumi, uma das principais mudanças foi aprimorar o lado tecnológico. Por exemplo, implantamos o site e um número de WhatsApp para que a população tenha acesso ao Cartório sem precisar sair de casa”, conta Alinne. De acordo com a tabeliã, o canal de comunicação via mensagens instantâneas tem sido muito utilizado e elogiado pela população. “Pela rapidez e pela facilidade que o usuário tem para fazer o cancelamento e também para pedir uma certidão de protesto diretamente pelo WhatsApp”, justifica.
Alinne é natural de Sergipe, mas veio da Bahia, onde permaneceu por seis anos também como tabeliã. Agora, no 3º Ofício de Protestos, se dedica às rotinas diárias, que incluem a gestão de um time composto por 11 funcionários. Ela também conta com a parceria pessoal e profissional do marido, Augusto Luis de Sousa Sérvulo, que é tabelião substituto na serventia.
Sobre a principal função do cartório, a tabeliã enfatiza: “conseguir resgatar os créditos que estão em aberto”. O trâmite tem início com a apresentação do título ao distribuidor. “Nós recebemos esse título, analisamos, apontamos e enviamos as intimações aos devedores, que têm um prazo de três dias úteis para realizar o pagamento”, explica Alinne. “Caso o pagamento seja efetuado, não haverá o protesto e repassamos esse valor ao credor, resolvendo sua situação de forma ágil e eficiente. Porém, caso não haja o pagamento no prazo estipulado, o título vai a protesto e o nome da pessoa entra no rol de negativados, ou seja, nas entidades de proteção ao crédito. Se a pessoa deseja regularizar, é necessário comprovar o pagamento da dívida e, dessa forma, realizar o cancelamento do protesto”, completa.
Tecnologia e atendimento – Alinne apostou na tecnologia como aliada para oferecer um serviço mais eficaz e ágil. “Temos o chatbot, uma ferramenta que contratamos para realizar o atendimento inicial de forma automática, direcionando o usuário para sua demanda específica”, conta a tabeliã, destacando que, dependendo do dia, são realizadas mais de 50 interações pela internet. Além da automatização, dois funcionários são destacados apenas para fazer a mediação virtual. “Também dispomos de toda uma estrutura que respeita a legislação em relação à proteção de dados dos usuários, pois é necessário oferecer segurança online”, frisa.
A tecnologia permite que os atendimentos sejam iniciados e finalizados de forma virtual. “Não há necessidade de sair de casa. Resolvemos tudo de forma célere e eficaz, e todo mundo fica feliz. Temos recebido elogios e isso é muito gratificante”, avalia.
Apesar dos avanços expressivos, a tabeliã ainda enxerga aperfeiçoamentos a serem realizados na atividade de protesto. “Temos o desafio de implantar a tecnologia e também mostrar para a sociedade o nosso trabalho. É um desafio informacional, de fazer essa informação chegar à população. Embora nosso trabalho exista há tanto tempo, ainda é pouco conhecido. Penso que esse é um dos maiores desafios: unir essa informação com a tecnologia”, conclui Alinne.
Saiba mais sobre o 3º Ofício de Protestos
Site: https://www.3protestocg.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/3protestocg
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